Evento é uma vitrine para a robustez e qualidade genética de animais criados nos Campos Gerais do Paraná
A Expoleite, realizada pela Capal Cooperativa Agroindustrial em Arapoti/PR, é uma das mais importantes exposições especializadas da raça Holandesa no Brasil. Nesta 51ª edição da feira, que acontece entre os dias 3 e 5 de julho, o Julgamento da Raça Holandesa vai expor 298 animais jovens e adultos das variedades “preto & branco” (HPB) e “vermelho & branco” (HVB). Consideradas as “estrelas do evento”, as vacas entram na pista acompanhadas dos puxadores e desfilam para serem avaliadas nos critérios determinados pelo júri especializado.
Neste ano, os animais que participam do Julgamento da Raça Holandesa pertencem a diversos produtores de quatro municípios dos Campos Gerais do Paraná: Arapoti, Castro, Carambeí e Imbituva. Na Expoleite, os galpões extensos que abrigam os animais antes do desfile foram revitalizados, mantendo o charme e tradição do espaço.
A etapa do Julgamento do Gado Holandês realizada na Expoleite é credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa.
Juíza de pista
Pela primeira vez, a Expoleite recebe uma mulher como jurada de pista. Natural do Canadá, Mélanie Boulet é reconhecida internacionalmente e ostenta um currículo de mais de duas décadas na função de juíza especializada em gado leiteiro.
Boulet é jurada oficial da Holstein Canada, onde teve a oportunidade de julgar a maioria das exposições em Quebéc, bem como diversas feiras em New Brunswick e Prince Edward Island. Seu trabalho inclui passagens por países como Suíça, Bélgica, França e México.
Mélanie Boulet e seu companheiro, Martin Lacroix, são pais de três filhos: Jason, Alysson e Marc-Antoine. Ela administra a Fazenda Arthur Lacroix Ltda, no Canadá, que conta com um rebanho de 225 animais da Raça Holandesa, sendo 100 vacas em lactação.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji