Evento reuniu cooperados e especialistas para tratar de assuntos como cadeia produtiva, manejo e cuidados sanitários nas granjas
![]() |
Suinocultores associados da Capal participam de palestra da primeira edição do Mês do Leitão, em Arapoti (Crédito: Stella Tavares) |
Os suinocultores associados da Capal Cooperativa Agroindustrial marcaram presença na primeira edição do “Mês do Leitão”, ciclo de eventos realizado pela cooperativa para ampliar os conhecimentos sobre o setor suinícola. A programação contém palestras técnicas e cafés de negócios com empresas do setor, promoção atualização profissional, troca de experiências e debate sobre os principais desafios da atividade.
As palestras intituladas “5 momentos onde não falhamos, com impacto na vida pré e pós-desmame” e “Desafios sanitários e principais fatores de risco para leitões na maternidade e creche”, destacam pontos essenciais da produção de leitões com foco em qualidade, como a limpeza do ambiente, os cuidados com a matriz e a importância da colostragem para garantir a saúde e o bom desenvolvimento dos animais.
Os especialistas convidados para palestrar no 1º mês do Leitão foram os consultores Anderson Queirós, da Atualtech, e João Xavier, que atua como coordenador técnico de Suinocultura pela Auster Nutrição Animal. As reuniões aconteceram na Associação de Funcionários da Capal (Asfuca).
Anselmo Westphal, de Piraí do Sul, prestigiou as palestras para se atualizarem às ideias e novas práticas aplicadas à suinocultura. Há quase 20 anos no manejo com suínos, o produtor comenta que a reunião é de extrema importância pelos novos conhecimentos e pela interação com outros suinocultores, já que os mesmos problemas são enfrentados de formas diferentes nas propriedades.
“Equipamentos, tipos de ração e manejos mudaram muito com o tempo, então é necessário que a mão de obra evolua junto com a genética dos animais, a nutrição e a sanidade, e só buscar conhecimento é que consigamos nos atualizar e evoluir com as novidades”, diz.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 milhões de toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji