![]() |
FOTO: DIVULGAÇÃO ASSESSORIA DO DEPUTADO |
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) criticou nesta sexta-feira, 21, a decisão da Secretaria de Tesouro Nacional de suspender novas contratações de financiamentos rurais subvencionados no âmbito do Plano Safra. "É realmente um tiro no pé a decisão do Tesouro Nacional de suspender novas contratações de linhas de financiamento para o Plano Safra 2024/2025. Em um momento em que o país enfrenta uma inflação alarmante e a carestia dos alimentos afeta a todos", disse Romanelli.
Na portaria assinada pelo secretário de Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, nesta quinta-feira, 20, foram preservadas apenas as linhas de custeio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), e suspensos todos os outros investimentos do Plano Safra. Os financiamentos foram suspensos, segundo a STN, por conta do atraso na aprovação do Orçamento de 2025, o que impede a execução de algumas políticas públicas. O projeto deveria ter sido aprovado em dezembro, mas a previsão é que só seja analisado em março.
"Essa medida demonstra uma completa desorientação em Brasília. Embora as operações de crédito do Pronaf não sejam afetadas, limitar o acesso ao crédito para os demais produtores prejudica a capacidade de produção e agrava a crise de abastecimento, elevando ainda mais os preços para o consumidor", apontou o deputado em vídeo nas redes sociais. "É urgente repensar essa estratégia para garantir a segurança alimentar e o bem-estar da população brasileira", completou Romanelli ao apontar que a medida pode afetar a produção agropecuária paranaense.
Romanelli destaca que a medida afeta os produtores paranaenses. O deputado argumenta que o próprio IBGE, órgão do governo federal, estima que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas do Paraná pode colher 45,2 milhões de toneladas em 2025. Esse volume representa acréscimo de 20,5% em relação a 2024 e é o maior aumento relativo entre os estados das regiões Sul e Sudeste. O Paraná também deve chegar a 14% da fatia nacional de produção. "
O Paraná lidera a exportação de proteínas animais no Brasil e contribuiu com 25,5% do volume exportado e 17,9% da arrecadação do país. O Paraná é campeão na produção de frango e da carne suína. Foram 2,387 milhões de toneladas no ano passado. Medidas como essas, além de atrapalhar, podem comprometer a produção nacional", disse Romanelli.
Na portaria enviada às instituições financeiras consta os detalhes que justificam a suspensão, diante do aumento dos gastos, inclusive pelo aumento da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,25%. Para o próximo mês, as expectativas do mercado são de que o Copom (Comitê de Política Monetária) possa elevá-la a 14,25%.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji