Fortalecimento da produção de cafés de qualidade por meio do manejo e utilização de alta tecnologia é a estratégia da cooperativa
Com o foco na melhoria contínua de seus serviços, a Capal Cooperativa Agroindustrial participou de mais uma edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), que aconteceu entre 29 e 31 de outubro em Jacarezinho/PR. Organizada pelo Sebrae-PR, em sua 17ª edição, o evento teve diversas atrações em sua programação, como conteúdos técnicos, oficinas práticas, rodada de negócios, degustações, concursos, entre outras.
Para a Capal, a Ficafé proporciona visibilidade ao café do Paraná, o que reflete diretamente na valorização dos cooperados e de sua produção. “Atuamos na assistência técnica na cafeicultura há cerca de 20 anos, e também atuamos na comercialização, que iniciamos em 2019. Desde então, o aumento de sacas comercializadas no mercado interno e exterior tem sido exponencial, por isso, a participação na Ficafé representa um momento de fortalecimento para o café na cooperativa”, explica Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing da Capal.
Segundo Alessandra, a feira também visa promover relacionamento para apresentar aos visitantes o potencial do Norte Pioneiro do Paraná na produção de alimentos diferenciados. Neste ano, aproximadamente 3,3 mil pessoas de 151 cidades prestigiaram a Ficafé. A programação do evento contempla o desenvolvimento territorial e incentiva os produtores locais a oferecerem produtos diferenciados com selos ou certificações que asseguram sua qualidade.
"Nossa região é produtora exclusivamente da espécie arábica, e se destaca em qualidade em função das condições climáticas proporcionadas pelo clima subtropical úmido e latitude ao sul do Trópico de Capricórnio, trazendo condições de luminosidade e umidade únicas para a produção de cafés dessa espécie", observa Newton.
Foco no café
Por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), a Capal tem priorizado melhorar cada vez mais a produtividade e a qualidade das lavouras de café de seus associados. Recentemente, a Capal anunciou uma parceria consolidada com duas instituições financeiras para a liberação de R$ 39 milhões que serão investidos na atividade cafeeira praticada na área da cooperativa, localizada no Norte Pioneiro do Paraná e no sudoeste do estado de São Paulo. Ao todo, cerca de 600 cafeicultores cooperados serão beneficiados.
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji