Objetivo é assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto
Técnica realiza vistoria em caixa de esgoto. Foto: Divulgação/Sanepar. |
A partir da próxima segunda-feira (21), a Sanepar fará Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis da cidade de Arapoti. O trabalho terá início na região Central da cidade, e na sequência se estenderá para outros bairros.
Desde o ano passado, as vistorias vêm ocorrendo em várias cidades da região, e devem atingir, no total, cerca de 20 mil imóveis. O objetivo do trabalho é garantir que os imóveis estejam ligados corretamente à rede coletora para que o serviço de coleta e tratamento de esgoto mantenha o bom funcionamento, protegendo a saúde das pessoas e preservando o meio ambiente.
Durante a vistoria, os técnicos avaliam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental. Para isso, são conferidos os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, de pias da cozinha e áreas gourmet, lavanderia e pontos de captação de água de chuva, como ralos. Também é verificada a existência e funcionalidade da caixa de retenção de gordura. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias, nem causam danos à saúde ou ao meio ambiente.
A ligação correta do esgoto evita transbordamento nas ruas, refluxos nos imóveis e danos ambientais. Para que esteja interligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar e a água de chuva lançada na galeria pluvial.
O trabalho é realizado pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji