" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />

" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />





Junho foi seco em metade do Paraná e mais quente que o normal em todo o Estado

FOTO: JOSÉ ADÃO/VOZ DO POVO

O mês de junho foi atípico em se tratando do tempo. Exceto no extremo Sul, junho de 2024 foi um mês extremamente seco no Paraná. Também fez mais calor que o normal para a época do ano.
 


A atuação de bloqueios atmosféricos com formação de uma extensa massa de ar seca e quente sobre a maior parte do Estado impediu o avanço dos sistemas frontais (frentes frias), culminando em um mês praticamente sem registro de precipitações no Norte e Noroeste do Paraná. As anomalias de precipitação foram inferiores à média histórica em todas as regiões do Estado.



As temperaturas foram extremamente elevadas para a época, especialmente as máximas, com valores muito acima da média histórica em todo o Estado, devido à presença do forte bloqueio atmosférico que persistiu durante todo o mês. 


As temperaturas máximas variaram de 1,5ºC a 5,5ºC acima da média histórica. Em Umuarama, por exemplo, no Noroeste do Estado, a anomalia das temperaturas máximas atingiu 5,5 ºC. O maior valor absoluto de temperatura foi 35,2°C registrado em Antonina no dia 23. As temperaturas mínimas variaram de 0,1ºC a 4,2ºC acima da média histórica.

MATÉRIA: BEM PARANÁ

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER