Os 2.104 colégios estaduais já estão preparados para receber os alunos e iniciar o segundo semestre letivo. O novo período terá novidades, como merenda mais saudável, recepção aos recém-chegados intercambistas do programa Ganhando o Mundo e novas tecnologias pedagógicas para fortalecer o aprendizado.
Os 2.104 colégios da rede estadual de ensino estão preparados para recepcionar o cerca de 1 milhão estudantes que volta às aulas nesta quarta-feira (24). Depois do recesso escolar, que se estendeu entre os dias 08 e 23 de julho, o segundo semestre letivo começa com merenda ainda mais saudável, recepção aos intercambistas recém-chegados do programa de intercâmbio ganhando o Mundo e novas tecnologias pedagógicas para fortalecer o aprendizado.
"Entendemos que uma série de ações implementadas na rede estadual no primeiro semestre letivo, algumas delas pela primeira vez, impactaram de forma positiva e importante a rotina dos estudantes. Por esse motivo, daremos continuidade às boas iniciativas já executadas e implementaremos outras, com novidades, principalmente em termos de aprendizado", afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Reforçando o compromisso com a oferta de uma alimentação escolar cada vez mais saudável, neste segundo semestre de 2024, a rede estadual de ensino do Paraná dará seguimento à oferta de arroz e feijão orgânicos nas refeições dos alunos. A iniciativa, que estreou este ano no cardápio da rede, visa não apenas a promoção de hábitos alimentares saudáveis, mas também o apoio à agricultura familiar e sustentável.
"No primeiro semestre, foram destinados R$ 37 milhões para a aquisição de alimentos de pequenos agricultores, dentro de um total de R$ 265 milhões investidos em todos os tipos de alimentos ofertados", explica Miranda.
Entre as propostas aos novos embaixadores está a sugestão de soluções para a melhoria do clima escolar, atuação como aluno monitor, acompanhamento de colegas que necessitam de suporte escolar e formação de novos líderes entre pares. "O embaixador não apenas desperta o interesse de outros estudantes pelo intercâmbio, mas também promove a valorização da diversidade e o fortalecimento dos laços culturais dentro da escola. Assim ele contribui para a criação de uma comunidade escolar mais inclusiva, dinâmica e globalmente conectada", reforça Miranda.
Com recursos que possibilitam aos professores a criação de material didático 100% autoral, a plataforma Desafio Paraná também esteve entre os destaques da Educação no primeiro semestre, demonstrando que as atividades a serem realizadas pelos alunos podem ser não somente dinâmicas como personalizadas. Uma delas, a Quizzis IA, que estreou neste ano na rede de ensino, possibilita ao professor elaborar testes com diversas questões relativas a qualquer tema abordado em sala, por meio de Inteligência Artificial.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji