A Expoleite, tradicional feira do Gado Holandês, promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, além de ser reconhecida nacionalmente por projetar a qualidade do leite produzido nos Campos Gerais, traz uma programação variada para abranger outros segmentos que fazem parte das atividades da cooperativa, como a cultura do café e a suinocultura.
Uma das novidades da edição comemorativa da feira é o Encontro de Cafeicultores, que será voltado aos produtores do café que são associados da Capal no Paraná e São Paulo. O evento irá contar com uma imersão sobre as potencialidades do café e o seu atual impacto no Brasil e no mundo.
Segundo Eliel Magalhães Leandro, Diretor Comercial da Capal, essa é a primeira vez que a Expoleite irá oferecer um encontro voltado aos cafeicultores. Segundo ele, essa é uma forma de inserir os produtores de café no cenário total da cooperativa e ter um momento reservado para eles na feira. “A Expoleite é a nossa principal exposição e nela acabamos mostrando as atividades que a cooperativa está envolvida. Até então, o café não tinha envolvimento com a comercialização, mas agora representa uma importante fatia dos nossos negócios”, explica.
Já tradicional no evento, o 7º Encontro de Suinocultores abre a programação da Expoleite no dia 11, às 8h, no Pavilhão Principal. Essa é uma oportunidade para que os pecuaristas de corte possam ampliar os seus conhecimentos e trocar experiências com outras pessoas que atuam no ramo da suinocultura.
A atração vai contar com duas palestras ministradas por especialistas no ramo de suínos. A primeira é do diretor da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, sobre o cenário das exportações e importações que envolvem a suinocultura. Na sequência, Joel Girardello, nutricionista animal da Aurora Coop, realiza uma apresentação sobre a suinocultura do grupo Aurora, formado por diversas cooperativas, incluindo a Capal.
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji