O documento é obrigatório para circulação do veículo e pode ser emitido através do portal do Detran ou do aplicativo Detran Inteligente. Caso seja flagrado circulando com um veículo que não esteja devidamente licenciado, o motorista estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lembra que começa neste mês de setembro o prazo para pagamento do Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 para carros com placas de final 3, 4 e 5. Neste ano o valor da taxa é único para todos os veículos do Paraná, R$ 90,94. O documento é obrigatório para circulação e a quitação pode ser feita via PIX, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciados.
O Detran-PR orienta os cidadãos a não perderem o prazo de pagamento, evitando circular de forma irregular, o que pode gerar uma infração gravíssima. O prazo para quitação vence ao longo do mês, de acordo com o final das placas. Veículos de placa com final 1 e 2 tiveram o licenciamento expirado em agosto, placas que terminam com 3, 4 e 5 vencem em setembro, as com final 6, 7 e 8 em outubro, e 9 e 0 em novembro. Confira o calendário detalhado .
DIGITAL – O CRLV não é mais emitido em papel-moeda desde 1° de janeiro de 2021, seguindo a Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019. Ele está disponível apenas em versão digital (CRLV-e) e é possível emiti-lo pelo portal do Detran -PR, em formato PDF e impresso em qualquer impressora, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito e Detran Inteligente. O CRLV é emitido até 3 dias após a quitação dos débitos do veículo (se houver). O Detran-PR não envia a carta de aviso aos proprietários.
LEGISLAÇÃO – Caso seja flagrado circulando com um veículo que não esteja devidamente licenciado, o motorista estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji