O auditório ficou completamente lotado, tamanha a gravidade da crise na cadeia produtiva do leite. A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou na manhã desta sexta-feira (01) uma mobilização regional. Cerca de 400 pessoas marcaram presença, a maior parte formada por produtores rurais, dispostos a sensibilizar lideranças políticas de que providências precisam ser tomadas. O evento denominado “Crise do Leite” teve a finalidade de discutir novas medidas para evitar o colapso do setor que luta contra a queda do preço do leite e aumento no custo da produção.
A mobilização é uma das ações iniciais de enfrentamento da crise do setor leiteiro. De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Amsop, esse é o pontapé para que o Sudoeste do Paraná lidere esse enfrentamento. “Afinal, a cadeia produtiva do leite é um dos pilares da economia do sudoeste”, aponta.
Ainda, segundo Vottri, essa queda no preço do leite se deve a um conjunto de fatores, como o aumento das importações e alta nos preços dos insumos e transporte.
Foto: assessoria
De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Amsop, Marciano Vottri, a mobilização tem como objetivo criar uma linha de ação e enfrentamento à problemática. “Nós também precisamos entender a raiz desse problema e, aí, nós temos algumas situações distintas, a exemplo da oferta do leite no mercado, que se comparado ao primeiro semestre de 2022, nós temos 5% a mais de leite sendo ofertado, e também da abertura de canais de importação”, diz o presidente.
Foto: assessoria
Para resolver a situação, o presidente da Aproleite defende que é preciso que os preços do leite sejam pré-estipulados. “A gente entrega o produto sem saber o preço que vai receber pelo leite e, por isso, acaba não cobrindo os custos da propriedade, que é o que está acontecendo. Então, a gente precisaria hoje trabalhar pelo menos R$ 0,50 centavos até R$ 1 acima do que vem sendo praticado para conseguir manter os compromissos das propriedades e manter capacidade de reinvestimento. O próximo passo vai ser o quê? Não conseguir cumprir os compromissos e encerrar as atividades das propriedades”, desabafa.
“É a maior crise do setor leiteiro da história”, apontou o produtor Pedro Ivo, ex-prefeito de União da Vitória, ex-deputado estadual e membro do movimento Pró-Leite. Anderson Barreto, presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, destacou que “e essa dificuldade deve ser enfrentada com união, vontade e determinação”. As reivindicações apontadas no encontro deverão ser apresentadas ao vice-presidente Geraldo Alckmin na próxima semana, em Brasília.
Ouro branco
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas. O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do país, com 3,9 bilhões de litros por ano e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. Esta produção é obtida por 110 mil produtores, dos quais 86% são pequenos produtores com até 250 litros/dia. E o Sudoeste é a segunda maior bacia leiteira do Brasil e a maior do Paraná.
(Com Assessoria, Carine Prolo)
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji