" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />

" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />





Ações sociais do Dia C beneficiam crianças, idosos e comunidades de 12 municípios

Cooperativa Capal e instituições parceiras promovem campanhas de arrecadação, atividades interativas e revitalização de espaços públicos

A Capal Cooperativa Agroindustrial, em parceria com instituições locais, participaram do Dia de Cooperar (Dia C) neste ano com uma série de ações solidárias em 12 municípios que sediam unidades da cooperativa, localizadas nos estados do Paraná e de São Paulo. Em cada cidade, os voluntários organizaram campanhas de cunho social, e o resultado dessas atividades beneficiaram diversas crianças, idosos, famílias e comunidades em geral.


O Dia de Cooperar é oficialmente comemorado em 2 de julho, mas algumas das ações propostas, pela sua complexidade, exigiram um tempo maior de dedicação. É o exemplo da horta cultivada em Carlópolis/PR, que começou desde com o preparo do solo, levantamento dos canteiros, correção, adubação, confecção de cerca com telas, instalação de água e plantio das mudas. A horta foi construída nas dependências do Projeto Social Clube Irmão Caçula, e assume o objetivo de fornecer alimentos para as 150 crianças e adolescentes carentes assistidos pela entidade.


A diretora do Projeto Irmão Caçula, Ivete Cuenca Machado, explica que a horta também desempenha função pedagógica, e expressa o seu agradecimento pela colaboração. “A horta vai funcionar como um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades socioeducativas de educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada. A iniciativa, além de auxiliar no processo ensino-aprendizagem, estreita as relações com a promoção do trabalho coletivo”, comenta.


Aproximadamente 70 idosos abrigados nos asilos dos municípios de Curiúva/PR (Lar dos Idosos Otávio Cardoso de Barros) e Ibaiti/PR (Lar São Vicente de Paula) foram gratificados com a doação de fraldas e produtos de higiene pessoal. Em Fartura/SP, além desses itens, a campanha de arrecadação promovida em parceria da Capal e Sicredi Novos Horizontes também recebeu 58 litros de leite e 34 quilos de alimentos.


Em Santana do Itararé/PR foi realizada uma rifa em favor do Lar para Idosos Paulo Aparecido Izac. A venda das rifas, cujo prêmio foi uma cesta com produtos da Capal, custeou a compra de 117 pacotes de fraldas geriátricas. No município de Pinhalão/PR, quatro famílias assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foram beneficiadas com o total de 100 quilos de alimentos.


O Dia C também promoveu a revitalização de alguns espaços públicos e privados para uso da comunidade em geral. Em Itararé/SP, a Capal, a Sicredi e a prefeitura do município encabeçaram a reforma de espaços nos arredores da cooperativa com a intenção de oferecer mais conforto aos habitantes. No município de Wenceslau Braz/PR foi realizada a revitalização do jardim e horta com orientações técnicas e a construção de uma área de lazer (campo de areia) para a prática de futebol e vôlei na Casa de Acolhida Bom Samaritano.


As instituições de ensino também foram contempladas nas ações do Dia de Cooperar. Mais de 400 pessoas, entre crianças e funcionários, foram beneficiadas com a revitalização do parque da Escola Janaína de Lima Cavalheiro, em Joaquim Távora/PR, além do parque, da horta e do jardim sensorial da Escola EMEI Profª Flávia Grasselli de Oliveira, em Taquarituba/SP.


Em Arapoti/Pr e Taquarivaí/SP foram reunidas mais de 135 crianças para participar de uma programação lúdica com atividades interativas e dinâmicas. Em parceria com Ceral e Sicredi, a ação em Arapoti visou a conscientização do meio ambiente, a destinação correta do lixo e o estímulo ao hábito da reciclagem.


“Em Arapoti percebemos a necessidade de abordar a temática do descarte de lixo, e escolhemos o público infantil, a fim de difundir o assunto, formando adultos mais conscientes e comprometidos”, conta Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing. “Todas as Unidades da Capal empenharam-se em conhecer as necessidades da comunidade, buscando formas de ajudar através do voluntariado. O resultado foi uma série de ações que chegam a emocionar, pois deixarão a nossa marca no coração das pessoas”, complementa.


Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER