Após um hiato de três anos provocado pela pandemia, o Zeskamp - Olimpíada Intercolonial das Comunidades Holandesas, que não era realizado desde 2020, retorna ao calendário cultural e esportivo da região. A 42ª edição do evento atraiu no último final de semana mais de 2 mil pessoas para os ginásios e estádios de Arapoti.
A Capal Cooperativa Agroindustrial é o principal patrocinador do Zeskamp, reforçando a tradição de seus fundadores e a importância da gincana como fomentadora da prática esportiva e da manutenção das atividades que valorizam a cultura holandesa.
“Desde o início com a chegada da imigração holandesa, os imigrantes construíram o que chamamos de tripé do município: escola, igreja e depois a cooperativa. Em Arapoti, a cooperativa sempre cumpriu a função de braço social e econômico porque não tinham muitos bancos na região, então era na cooperativa que solucionavam as questões financeiras. Com o tempo, percebemos que a colônia holandesa sempre se colocou à disposição como voluntária em muitos projetos sociais feitos de coração, os holandeses sempre trabalharam fortemente pela manutenção de organizações e instituições, levando ao desenvolvimento de Arapoti. Esse empenho incentivou a Capal a fazer a sua contribuição, e uma delas, é apoiar fortemente o evento”, comenta Erik Bosch, presidente da Capal.
O Zeskamp reúne atletas de seis colônias de imigração holandesa distribuídas em três estados brasileiros: Arapoti, Castrolanda e Carambeí (Paraná), Holambra I e Holambra II (São Paulo) e Não-me-Toque (Rio Grande do Sul).
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji