" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />

" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />





SEGUNDO O IBGE ARAPOTI REDUZIU A POPULAÇÃO NA ÚLTIMA DECADA, E A PERSPECTIVA PARA SEU CRESCIMENTO NÃO SÃO BOAS.


Censo divulgado esta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma a redução na taxa de crescimento populacional de Arapoti em -0,3%. Arapoti tinha 25.855 habitantes em 2010 e em 2022 a nossa população caiu para 25.777.


A estimativa para o crescimento do Brasil também foi negativa, conforme foi divulgado pelo Instituto, Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE. População cresceu 6,45% desde a última edição da pesquisa em 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28).


O que faz uma cidade promissora como Arapoti, ficar com saldo negativo nestes 10 anos. Seria a falta do que? Falta de uma gestão voltada à geração de empregos? Falta de incentivo fiscal para que empresas viessem a se instalar no município? Falta de infraestrutura? Se for enumerar encontramos muitas opções para afirmar que houve falhas nas últimas gestões, pois se tivessem pensado melhor na população isso não estaria acontecendo.


A falta de novas empresas se instalando no município é um dos maiores problemas. Sem emprego a população é obrigada a sair de Arapoti. Não podemos parar no tempo e achar que somos aquela Arapoti dos anos 90 em que todos queriam morar aqui, e nem achar que está tudo lindo e maravilhoso; se estivesse tudo bem, a nossa “Campos Floridos”, seria destaque regional, mas ficamos assim no decrescimento populacional.


Em Arapoti uma situação se torna bem visível, a distribuição de renda. Continuamos produzindo muito Soja, milho, leite, mel, porco, madeira e várias outras coisas, mas por outro lado, grande parte do nosso povo vive de assistencialismo. Nosso município é muito rico, mas esta riqueza é mal distribuída.


Poucos têm muito e muitos não têm nada! Salário baixo e falta de emprego fazem muitos jovens ir para municípios vizinhos ou para grandes centros em busca de novas oportunidades. Jaguariaíva a população cresceu, Siqueira Campos a população aumentou em quase 25%, acreditem se quiser, mas até em Jaboti a população teve crescimento.






Esta política que estamos vendo há vários anos já não deu certo, só fez com que o município ficasse estagnado. Precisamos mudar o nosso rumo ou vamos ficar parados olhando pro céu achando que vai cair outro raio como aconteceu nos anos 90 com a construção da INPACEL.

E o que a população pensa dessa situação?

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER