Soldados do Batalhão da Polícia Ambiental da PM do Paraná, agentes de fiscalização do Instituto Água e Terra (IAT) e equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SETMA) realizaram fiscalizações no Parque Estadual do Vale do Codó. Foram dois dias de atuação, com o objetivo de detectar e combater crimes e atividades ambientais irregulares como a caça e pesca dentro da unidade de conservação.
As equipes percorreram toda a extensão da represa do Vale do Codó, com uso de barcos motorizados. Houve abordagens a pescadores e apreensão de materiais e peixes. Veículos foram vistoriados para detecção de possíveis posses de equipamentos de pesca ou armas de fogo. As construções identificadas (ranchos) serão objeto de autuação específica por crime ambiental. Os responsáveis, segundo a SETMA, serão chamados a prestar esclarecimentos.
Acessos inadequados ao cânion e cachoeiras foram identificados, além de captação de imagens em tempo real com drones para identificação de veículos e pessoas em situação de turismo irregular.
Conforme a SETMA operações semelhantes estão planejadas para ocorrer ao longo do ano. A finalidade é coibir movimentações predatórias e resguardar a fauna e a flora da região, bem como propiciar um ambiente equilibrado e adequado ao turismo ecológico e sustentável, reprimindo as ações de degradação. Vale lembrar que a Administração Municipal vem realizando um trabalho de preservação do patrimônio natural de todos os jaguariaivenses e cuidado com a segurança dos visitantes no Vale do Codó, onde ficam as cachoeiras Véu da Noiva, Andorinhas e Lago Azul. Aliado a isso tudo, há iniciativas para fomentar o turismo sustentável como opção de geração de renda para a população.
Fonte/Fotos:
Prefeitura Municipal de Jaguariaíva
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji