A nossa cidade teve perda de moradores em relação a anos anteriores, confirmando a estagnação do município. “Perder pessoas é perder desenvolvimento”.
Se mais uma vez falar do crescimento das cidades do Brasil, torna-se irrelevantes pra os leitores deste Blog, é muito importante narrar aqui que a população de Arapoti diminuiu nos últimos anos. Vamos tentar elucidar fatores que levaram o município ao encolhimento populacional.
Diria que o “olhar para o próprio umbigo” de alguns setores foi o fator determinante para este resultado em nossa cidade. Os chamados grandes ficaram ainda maiores no cenário econômico e político; por outro lado vários empreendedores vêm tropeçando nas próprias pernas, outros não conseguiram pagar as contas e acabaram ficando pelo caminho, fecharam as portas e com isso houve a diminuição de oferta de empregos.
Lógico que a diminuição da oferta de empregos foi determinante para o encolhimento da nossa população, quantos pais deixaram seus filhos para trás em busca de novos horizontes e quantos filhos deixaram seus pais em busca de um futuro digno em grandes centros.
Podemos falar das administrações pública que passaram por Arapoti que deixaram de fazer o dever de casa, mesmo a atual administração que no início deu indícios de que ia mudar o cenário, se perdeu pelo caminho e mais uma vez voltamos à estaca zero.
As administrações que passaram por Arapoti nem sequer cumpriram o "Plano Diretor", não buscaram investimentos para alavancar a economia e nada fizeram para chamar a atenção de novos empresários. Isso também se deve a baixa representatividade política do município.
Só somos lembrados quando os candidatos a deputados e governador vem e prometem tudo, recebem votos em números superiores à de municípios maiores e somem, durante os próximos quatro anos vão mandar as migalhas que engorda o bolso dos políticos e iludem o povo, e daqui a quatro anos voltar com as mesmas promessas.
Planejar Arapoti, outro item que não tivemos "PLANEJAMENTO" hoje não sabemos que rumo nosso município irá tomar, onde e quando os poucos investimentos serão aplicados e de que maneira nossa cidade vai crescer (Se tivermos crescimento), pois mais um ano se passou e não tivemos investimentos em quase nada, apenas uma “coisinha ali, outra aqui” e a população revoltada pela falta de infraestrutura.
“Olhar para o próprio umbigo” é algo repugnante, pois o egoísmo é tão grande que esmaga os detalhes do crescimento. Poucos se preocupam com uma Arapoti saudável. Quem precisa cobrar não cobra, quem precisa fazer não faz e assim vão empurrando com a barriga.
Outros que já eram grandes, cresceram muito neste período e continuam não fazendo absolutamente nada para o desenvolvimento de Arapoti, ficaram no “Casulo” da ignorância e do desprezo por nosso município. Investem milhões em outros lugares e quando são cobrados, agem como se estivessem fazendo um favor a Arapoti por estarem aqui.
Frases pesadas no sentido da palavra, mas é realmente isso, os chamados grandes nunca fizeram nada para mudar a cara de Arapoti, nunca fizeram nada para melhorar o município, porque acham que isso é dever da administração pública e por isso não colaboram.
Também enxergamos um grupo de pessoas (comerciantes no centro) que fazem da “velha política" um modo de vida. Eles têm mesa farta, controlam os grandes empresários/produtores e por isso acham que tem o poder, e esquecem daqueles que não tem nem o feijão com o arroz; Estes só são lembrados, de quatro em quatro anos, quando o grupo se prepara para fazer as tramoias política para eleger quem eles querem, e mostrar sua força para a população.
Se Arapoti reduziu a população nesses 10 anos, certeza absoluta, os culpados são aqueles que só olharam para o próprio umbigo.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji