Tecnologia gera valor para o cooperado e otimiza o trabalho dos técnicos da agricultura e pecuária
Inovação é a palavra que define os dois aplicativos desenvolvidos pela Capal para dar agilidade durante as visitas técnicas nas propriedades. As ferramentas, que substituíram os blocos de papel, possibilitam que informações importantes sejam incluídas na plataforma durante o trabalho em campo e, ao final, encaminhadas via relatório diretamente ao produtor pelo Whatsapp.
As duas tecnologias vão além da praticidade, auxiliam ainda no planejamento e tomada de decisões da cooperativa, gerando valor aos associados de forma indireta.
M.A.P.S.
O primeiro aplicativo desenvolvido para a área técnica foi denominado de M.A.P.S. (Monitoramento Agrícola Planejamento e Safra) e possibilita que todo técnico especializado possa realizar um planejamento com cada produtor, apontando o diagnóstico e ocorrências que envolvem doenças e insetos nas plantações, por exemplo.
Um receituário, então, é emitido via aplicativo e enviado ao produtor para que ele possa ir até a cooperativa para retirar o defensivo agrícola indicado para cada caso. Somente em 2022, o M.A.P.S. registrou uma média de 37 visitas realizadas com cada um dos mais de 3 mil associados da Capal.
“Nós percebemos que precisávamos ter essa informação de maneira muito mais ágil, de forma confiável e detalhada. Observando de forma mais precisa cada situação nas propriedades para conter determinado problema e buscar um resultado imediato para minimizar o impacto negativo”, aponta o Coordenador Regional de Assistência Técnica Agrícola, Roberto Martins.
APP pecuária
Recentemente, o chamado Aplicativo Visita Técnica Pecuária ocupou o lugar dos blocos de papel dos técnicos da pecuária. A tecnologia permite respostas rápidas da assistência técnica de forma padronizada e possibilita que informações e fotos sejam anexadas no relatório enviado de forma rápida ao produtor. Desde que foi lançado, no final do ano passado, o APP já contabilizou 1.240 visitas nas propriedades.
“A Capal está caminhando para um modelo de gestão mais estruturado. Todas as informações técnicas nascem no campo e de lá se criam metodologias e ferramentas para chegar no objetivo comum que é gerar valor ao produtor. Então, quanto mais informações técnicas verdadeiras eu tiver, mais eu consigo avançar em projetos que agreguem valor ao cooperado”, disse Roberto Caldeira, Coordenador de Assistência Técnica Pecuária.
Facilidade para os técnicos
O Técnico Especializado em Pecuária de Leite, Daniel Martins de Souza, comenta sobre as principais mudanças e facilidades que encontrou ao utilizar a tecnologia durante as suas visitas.
“O bloco de notas tinha duas vias e uma delas ficava com o produtor. Antes as informações anotadas eram trazidas para a Cooperativa e nós tínhamos que retornar para a propriedade para entregar ao produtor a recomendação anotada em um papel. Era muito mais trabalhoso pois demandava outra visita”, lembra. O aplicativo, segundo ele, otimizou muito mais o trabalho dos profissionais.
“Durante as visitas nós fazemos desde o ajuste de dietas e manejo dos animais dentro da propriedade, acompanhamento do milho para corte de silagem e até nutrição dos animais. E todas as recomendações que foram enviadas ao produtor ficam salvas no aplicativo”, comenta.
“Hoje eu vejo que posso consultar o que já foi feito naquela propriedade, o que ainda precisa ser realizado e se ainda é necessário ajustar algo a partir de registros fotográficos que eu posso fazer no local e incluir no relatório. Então essa facilidade acabou ajudando bastante”, finaliza Daniel.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji