A falta de sinalização na entrada da cidade com orientações para os motoristas seguirem pela “ROTA DE CAMINHÕES” faz os caminhoneiros errar o trajeto e parar no Centro da cidade.
A grande questão é “Quanto custa para fazer um metro de asfalto” e “quanto custa para fazer as placas orientando os motoristas”?
Lá no início dos anos 80 quando a Rodovia Vacílio Boiko mais conhecida como PR-239 foi pavimentada, permitiu-se que o tráfego de veículos pesados passasse por dentro da cidade, mas o movimento da época era de cinquenta caminhões por dia; hoje devem passar pela nossa cidade cinquenta caminhões por hora em média.
O problema é que o asfalto das ruas do centro não é preparado para o tráfego de caminhões pesados e nossa cidade já convive com vários problemas de trânsito, e a falta de sinalização faz os carros ter que dividir espaço com caminhões que transportam quarenta, cinquenta toneladas. As ruas denominadas “ROTA DE CAMINHÕES” são pavimentadas com o mesmo asfalto usado nas rodovias, e por isso tem uma durabilidade maior.
Mas o grande problema dos caminhões no centro é a falta de sinalização, pois mesmo que a Polícia Militar queira, ela não pode multar, porque não existem placas informando que acima de tal peso é proibido trafegar.
O Contorno Sul que ganhou força no mandato do Braz Rizzi ficou só na conversa depois que ele foi cassado. Nerilda Penna em seu último ano de mandato fez o trecho que liga a PR-092 ao estacionamento da CAPAL. Mas depois disso nada foi feito.
Existe um acordo entre a Klabin e o governo do estado para que a empresa faça o Contorno Sul em Arapoti.
A Klabin S.A. é a maior produtora e exportadora de papel do Brasil, e está em processo de expansão no Paraná. Em protocolo de intenções firmado em 2019 com o Governo do Estado, acordou em realizar investimentos em infraestrutura para manter benefícios fiscais. A SEIL, como entidade interveniente no processo, formalizou termo de compromisso em 2022, que prevê um valor máximo de R$ 450 milhões em obras e, entre outras obras, inclui:
👉 Terceiras faixas na PR-160 Telêmaco Borba - Imbaú: R$ 28 milhões.
👉 Reforço e alargamento de ponte na PR-151 Jaguariaíva: R$ 16,5 milhões.
👉 Restauração, terceiras faixas e 2 pontes na PR-340 Telêmaco Borba: Tibagi, R$ 64 milhões.
👉 Adequação e aumento da capacidade urbana na PR-160 Imbaú: R$ 21 milhões.
👉 Reforço de pavimento e terceiras faixas na PR-340 (Estrada Minuano) entre a BR-376 e a Klabin:
R$ 26,7 milhões.
👉 Contorno de Arapoti entre a PR-092 e PR-239: R$ 54,7 milhões.
👉 Interseção na PR-160 para acesso ao distrito logístico e expansão urbana de Telêmaco Borba: R$
29 milhões.
👉 Pavimentação da Estrada Margem Direita: R$ 50 milhões
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