" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />

" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />





VOLTA ÀS AULAS - UM ALERTA PARA AS REGRAS DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE DE ESTUDANTES.

FOTO ILUSTRATIVA

Nas próximas semanas, milhares de alunos retornam às aulas em todo Estado e os responsáveis por ônibus, micro-ônibus e vans que realizam o transporte de estudantes no Paraná precisam comprovar que estão adequados para oferecer o serviço. O Voz do Povo, traz o alerta para que pais e familiares exijam a comprovação desses prestadores de serviços, ou mesmo os veículos do transporte municipal.

No Paraná, segundo dados do Detran-PR, existem 13.965 veículos autorizados a realizar o transporte de estudantes. Os veículos que fazem o transporte de escolares precisam atender a uma série de normas de segurança.



Em anos anteriores em nosso município, na primeira semana de aula, tivemos a noticia que caiu a roda do ônibus escolar. Como será que anda a manutenção dos onibus escolares do município? Segundo às informações as aulas da rede municipal começarão no dia 08 de fevereiro.

O Voz do Povo sempre entrevistou os secretários de Educação a respeito do início do ano letivo, este ano não faremos a entrevista, pois as respostas são sempre as mesmas; "os  professores estão sendo capacitados, os ônibus estão passando por manutenção, as estradas da linha escolar estão sendo recuperadas". mas quando começa às aulas os velhos problemas estão de volta junto com algum novo. Vamos primeiro aguardar o início das aulas. 


Para se ter uma ideia da situação, terminamos o ano passado com o pessoal do Bairro Barreiro (Proximo a Calógeras) reclamando das condições do ônibus escolar que atende aquela região. Crianças que saem de casa as 07 horas da manhã, tem dia quesó retornam pra casa por volta das 14 horas devido às constantes quebra do ônibus; a promessa é que neste ano seria mandado um veículo novo para atender os alunos do bairro.

Claro que existe varios outros problemas que precisam ser solucionados, mas é preciso que que os pais acompanhem e saibam como está o transporte escolar do seu filho, independente se é do municipio ou terceiros,  é a segurança de seu filho que esta em jogo. 



Todo veículo prestador de transporte escolar deve:

• Estar registrado como tal junto ao DETRAN do Estado onde a atividade está sendo exercida;

• Serem submetidos à inspeção pelo menos duas vezes ao ano, quando serão verificados os itens obrigatórios como cintos de segurança e retrovisores, entre outros.

• Exibir a faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria do veículo;

• Possuir equipamento registrador instantâneo de velocidade e tempo, inalterável e em perfeitas condições de uso;

• Possuir lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, na extremidade superior da parte traseira;

• Possuir cintos de segurança independentes e em perfeitas condições de uso em cada assento;

• Ser autorizado pelo DETRAN e ter o documento afixado na parte interna do veículo, em local visível, contendo o número máximo de passageiros permitido pelo fabricante;

• Respeitar o limite máximo de passageiros permitido pelo fabricante do veículo.

Além das exigências relacionadas ao veículo de transporte escolar, todo condutor deve:

• Ser maior de 21 anos;

• Ser habilitado pelo Detran na Categoria D;

• Estar isento de qualquer infração gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;

• Ser aprovado em curso de especialização;

• Estar em dia com o exame toxicológico de larga janela de detecção.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER