Estradas no Paraná; pedágio; rodovia — Foto: Reprodução/RPC
O Ministério da Infraestrutura aceitou mudar o modelo de concessão de 3.327 quilômetros de rodovias federais no Paraná, segundo anunciou o governador Ratinho Junior nesta sexta-feira (21). Com a alteração, a concessão dos novos contratos seguirá o modelo de menor tarifa livre.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, os técnicos do governo estadual e do Ministério devem começar a preparar o novo modelo a partir de segunda-feira (24).
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Anteriormente, a concessão estava prevista para acontecer de forma híbrida, considerando o valor de pagamento da outorga e o desconto na tarifa, limitado a 17%.
Com o novo modelo, o leilão deve acontecer na Bolsa de Valores de São Paulo.
Ratinho Junior fez o anúncio na manhã desta sexta-feira (21) — Foto: Reprodução/Youtube
O Ministério da Infraestrutura informou que está trabalhando "na formatação do melhor modelo de concessão de rodovias, considerando todas as contribuições que vêm sendo realizadas e buscando atender às necessidades do Paraná".
Segundo o ministério, "é fundamental evitar os erros do passado e, para isso, o governo federal quer garantir contratos seguros, com regulação eficiente, assegurando o aporte de investimentos previstos de R$ 42 bilhões, para ampliar a capacidade das rodovias paranaenses e reduzir custos logísticos".
Pressão
Segundo o governador, o governo federal mudou o modelo atendendo a um pedido do governo estadual, do setor produtivo, da Assembleia Legislativa e da bancada paranaense no Congresso Nacional.
"O Ministério da Infraestrutura fez um modelo único para todo o Brasil. E nós tivemos que convencer o ministério que aquele modelo poderia ser muito bom para o Brasil, mas não era para o Paraná", afirmou Ratinho.
De acordo com o governador, o modelo da menor tarifa era essencial para "corrigir" a forma como as concessões atuais foram feitas.
"O pedágio é um capítulo muito ruim na história contemporânea do Paraná, muito questionado devido à modelagem. Das dez praças de pedágio mais caras do Brasil, seis estão no Paraná, além disso, sem obras de duplicação que eram importantes", disse.
Os contratos atuais se encerram em novembro, após 24 anos.
Concessão
A nova concessão prevê R$ 42 bilhões em investimentos em contratos de 30 anos de duração. Estão previstos 1,8 mil km de duplicações.
Serão seis lotes concedidos:
Lote 1: trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km;
Lote 2: trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km;
Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km;
Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km;
Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km;
Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.
FONTE
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