De acordo com o Plano Nacional de Imunizações, a vacinação contra Covid-19 entra numa nova fase, contemplando o grupo prioritário de pessoas com comorbidades - indivíduos que têm alguma doença ou agravo prévio, tornando-as mais vulneráveis às complicações da doença.
Em Arapoti, a Secretaria Municipal de Saúde, visando organizar o processo de vacinação, estabeleceu a necessidade de apresentação de um formulário, que dever ser datado, assinado e carimbado por médico ou enfermeiro, onde constará as comorbidades que acometem a pessoa a ser vacinada. Esse documento está disponível nas Unidades de Saúde e Clínicas Particulares do município e também pode ser obtido através do link:
A lista de comorbidades consideradas prioritárias para vacinação foram definidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e podem ser conferidas através do link:
Fase 1 - Serão vacinadas:
- Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos.
- Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos.
- Puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos.
- Pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades.
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
*A vacinação para gestantes com comorbidades está suspensa por ordem da Anvisa.
Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.
Esse esquema de vacinação pode ser conferido com mais detalhes pelo link:
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji