A Unidade Materno Infantil foi transformada em Centro de Referência para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios e Síndrome Gripal, causadas ou não por COVID-19. Com isso, pacientes que procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde serão acolhidos, triados e encaminhados para o Centro de Referência.
Atendimento – Pessoas com sintomas respiratórios ou Síndrome Gripal, devem procurar a Unidade Materno Infantil, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, para o atendimento inicial. Ali será feita a avaliação do paciente e, se necessária, a coleta de exames, como o teste rápido e o PCR, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.
Caso não seja identificado quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o paciente será orientado quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o fim dos sintomas. Os casos de síndromes gripais sem complicações ou sem condições clínicas de risco serão conduzidos pela equipe de saúde do Centro de Referência e acompanhados ao longo do curso da doença.
Será realizado o monitoramento dos pacientes durante todo o cuidado doméstico, até o fim do período de isolamento. A revisão dos sintomas e o seguimento da evolução do quadro devem ser realizados por um profissional da Atenção Primária à Saúde (a cada 24 horas em pessoas com mais de 60 anos e portadores de condições clínicas de risco e a cada 48 horas nos demais). Esse acompanhamento se dará até 14 dias após o início dos sintomas ou até que a pessoa esteja assintomática.
Se caracterizada a SRAG, o paciente será direcionado ao Hospital 18 de dezembro para estabilização e encaminhamento aos serviços de urgência/emergência ou hospitalares.
IMAGEM E INFORMAÇÕES: PAGINA FACEBOOK DA PREFEITURA
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji