A região Sul do Brasil tem a maior taxa de escolarização do país entre crianças de 0 a 3 anos de idade, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2017, do IBGE. 40% dos brasileiros desta faixa etária estão matriculados em instituições de ensino.
O número cresceu em relação a 2016 em mais de 2%, seguido pelo Sudeste, que tem pouco mais de 39% das crianças de até 3 anos em creches.
No Paraná, a realidade não é diferente. Segundo os últimos dados do Observatório do Plano Nacional de Ensino, de 2015,36,3% das pessoas de 0 a 3 anos de idade estão na escola – o que representa mais de 226 mil crianças. Por outro lado, o número daqueles que estão fora das creches é de quase 397 mil.
Ainda segundo o levantamento do Observatório, pouco mais de 54% das creches paranaenses são da rede pública de ensino, frente a quase 46% da rede privada.
Os recursos do programa Brasil Carinhoso, criado em 2012 com o intuito de ampliar o acesso de beneficiários do Bolsa Família à creches, caiu drasticamente. O orçamento de 137 milhões de reais aprovado no ano passado foi reduzido para R$ 6,5 milhões em 2018. A diferença é grande quando comparada ao investimento no ensino superior - somente o Ministério da Educação investiu mais de 79 bilhões de reais em 2017.
Segundo o especialista em educação e professor da Universidade de Brasília, Célio Cunha, há uma defasagem histórica em relação aos investimentos nos graus de ensino.
“O financiamento da educação básica não manteve o mesmo dinamismo do ensino superior, sobretudo na década de 1970, quando o governo brasileiro fez um grande investimento nas universidades federais”.
O desenvolvimento da educação infantil é tema dos planos de governo dos pré-candidatos à presidência da República. O programa econômico de Henrique Meirelles, do MDB, por exemplo, pretende criar um incentivo fiscal para levar o conceito do Programa Universidade para Todos (Prouni) até creches, permitindo assim que crianças pobres estudem em instituições particulares.
A ideia é oferecer renúncia fiscal para as escolas, parte financiada pelo governo federal e parte pelos municípios. Os subsídios oferecidos serão maiores quando a renda per capita familiar e o nível educacional dos pais forem menores.
Segundo o coordenador econômico de Henrique Meirelles, José Márcio Camargo, a educação infantil é uma das prioridades do plano de governo do pré-candidato do MDB.
“Queremos dar uma ênfase especial para a educação infantil. Até hoje o governo da muita prioridade para o ensino superior. Nossa avaliação é que o processo educacional começa até mesmo antes de a criança nascer. O ser humano atinge o auge da capacidade de aprender com 6, 7 anos. Se perde esse começo, perde também uma parte importante do crescimento”.
O estudo do Observatório do Plano Nacional de Ensino apresenta ainda a evolução da porcentagem de crianças de 0 a 3 anos nas escolas de 2001 a 2015. No Paraná, no começo dos anos 2000, apenas 12,7% das crianças frequentavam a escola. Com variações ao longo de 14 anos, o estado atingiu a maior taxa (36,3%) em 2015.
Reportagem, Clara Sasse
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