A partir das 17h02 desta sexta-feira (22), no horário de Brasília (DF), começa a primavera e, junto com ela, a temperatura tende a subir. Neste ano, a previsão é que os termômetros marquem temperaturas acima da média histórica e que o período chuvoso atrase, podendo começar somente em meados de outubro em algumas regiões do país. De acordo com a meteorologista consultora Ingrid Peixoto, do Instituto Nacional de Meteorologia, a estação vai começar com temperaturas elevadas e pouca chuva.
“Climatologicamente, para a maioria das regiões do Brasil, a primavera é a estação caracterizada pelo retorno das chuvas e o aumento do calor, principalmente durante a madrugada. Com exceção somente da região sul, onde as chuvas tendem a ser mais regulares com temperaturas mais amenas ao longo de todo o ano. A estação de primavera começa com temperaturas elevadas e com poucos volumes de chuva."
Ingrid Peixoto dá mais detalhes de como vai ficar a previsão do tempo nos meses de outubro, novembro e dezembro.
"O prognóstico de previsão climática aponta para uma tendência de chover praticamente a metade do esperado entre os meses de outubro e novembro; porém em dezembro as chuvas tendem a ser mais regulares por todo o país, com exceção apenas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a primavera marca a estação menos chuvosa destas localidades."
No início da primavera, os dias vão ter praticamente a mesma duração que as noites: vão ficando cada vez maiores, e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que vai ocorrer no início do verão. Neste ano, o verão vai começar no dia 21 de dezembro às 13h28, no horário de Brasília.
Reportagem, Cintia Moreira.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji