O magnata republicano Donald Trump, de 70 anos, foi eleito o quadragésimo quinto presidente dos Estados Unidos. O bilionário contrariou todas as previsões e pesquisas de intenção de voto que davam a vitória como certa para a candidata democrata Hillary Clinton. O republicano obteve pelo menos 289 delegados do colégio eleitoral contra 218 alcançados pela a ex-primeira Dama e secretária de Estado.
O bilionário dono de uma das maiores fortunas do mundo, segundo a revista Forbes, surpreendeu desde as primarias quando derrotou grandes nomes do partido Republicano como Ted Cruz e Jeb Bush. Após a indicação, Trump sempre figurou, na média das pesquisas nacionais, atrás da candidata democrata.
A vitória de Trump, que foi acusado pelos adversários durante a campanha, de propagar um discurso de ódio para os eleitores, derrubou as bolsas da Europa. Em Milão, a bolsa abriu com baixa de 3,47%, batendo apenas 16.230 pontos, com uma grande queda nas ações de bancos, como o MPS, que caiu 11,4%. A queda também foi significativa nas bolsas de Paris, -2,8%, Londres, -1,6%, e Frankfurt, com baixa de 2,9%. A maior baixa foi registrada em Madri, com a bolsa despencando 3,82%.
No Japão, o índice Nikkei caiu mais de 800 pontos, ou seja quase 5%. O índice da bolsa de Hong Kong perdeu 650 pontos, queda de 2,8%. A moeda mexicana, o peso, caiu para o valor mínimo em oito anos, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.
Reportagem, João Paulo Machado
Agencia do Radio.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji