A violência contra comunicadores vem crescendo no Brasil. É o que aponta relatório da ONG Artigo 19, divulgado na última terça-feira. Segundo dados da pesquisa, apenas no ano passado, foram 35 casos em que os profissionais da comunicação foram alvos de agressões graves e ameaças. Em 2014, esse número foi de 21 ocorrências. Ao todo, em 2015, 22 profissionais receberam ameaças de morte, sete sofreram tentativas de assassinato e seis, infelizmente, foram assassinados.

Segundo o relatório, denúncias sobre má gestão pública são as principais motivações para os crimes. Os agressores, em sua maioria, foram políticos e policiais. As cidades com até 100 mil habitantes são os locais de maior riscos aos comunicadores, com o registro de 26 casos.
Para uma das responsáveis pelo relatório, Júlia Lima, ser comunicador, atualmente, no País, principalmente nas cidades pequenas, é uma profissão de risco.
"Infelizmente, o número de graves violações que a gente tem acompanhado no Brasil demonstram que profissionais de comunicação estão em situações bastante vulneráveis e que muitas vezes são vítimas de graves violações: tentativas de assassinato, ameaças de morte e homícidios. Então é um clima não muito favorável para o exercício da comunicação".
Ainda de acordo com o levantamento, a região Nordeste apresentou cerca de 30 por cento dos casos, com destaque para o estado do Maranhão.

0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji