A luta contra o Aedes aegypti não para no Paraná. Para combater o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika, cerca de quatro mil agentes de endemias, junto ao Exército e aos agentes comunitários de saúde, estão mobilizados em todo o estado para vistoriar as casas da população e ajudar a eliminar os focos do mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, nas duas primeiras semanas de abril, quase 295 mil imóveis foram visitados pelos profissionais. Isso significa apenas oito por cento das casas que existem no estado. Nem todos os moradores, porém, estão em casa ou aceitam receber o agente na hora da vistoria. Por isso, quase 52 mil imóveis visitados não passaram pela vistoria, já que o agente não pôde entrar para acabar com os criadouros. Para aumentar o número de casas que não têm focos do mosquito, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo para que a população colabore com os agentes, já que o ciclo de visitas continua até o fim de abril.
“Precisamos fortalecer as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
Todos os agentes de saúde e endemias podem ser reconhecidos pelos moradores porque eles usam uniformes e credenciais. É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais de combate ao mosquito, a recomendação é que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra coordenadora do Programa de Combate à Dengue do Paraná, Themis Buchmann
“A gente precisa, mais do que nunca, reforçar o combate com todos os atores envolvidos. Responsabilidade é nossa e de todos nós. Nós poder público, e nós cidadãos, nas nossas casas. A gente precisa cuidar das nossas casas.”
Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias que percorrem, diariamente, as ruas de municípios para vistoriar as casas da população brasileira.
Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji