A secretaria municipal de saúde de Arapoti, reuniu representantes de hospital, profissionais da saúde, entidades como Rotary Clube, Igrejas, Conselho de Pastores e e entidades, para discutirem a implementação de ações voltadas ao combate da dengue.
A primeira reunião aconteceu no CAM- Centro Administrativo Municipal, neste dia 02 de Março, iniciando os trabalhos as 14:00h, chamada também de “sala situacional da dengue”, as reuniões deverão acontecer de 15 em 15 dias, uma pauta das ações deverão serem construída pelos membros desta sala. Uma delas é a divulgação dos trabalhos realizados pelo setor de Epidemiologia, Zoonoses e Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. “são situações que nos preocupam, com também este período chuvoso e a proliferação dos criadouros”, disse a secretária de saúde do município Sra. Talita durante a abertura da sala situacional, uma determinação do Ministério de Saúde preconizado através de Decreto Federal.
“É preciso que as pessoas entendam que combater a dengue é um trabalho de todos, pois encontramos criadouros e na semana seguinte os agentes voltam e acabam encontrando novos criadouros nas residências, o que não pode acontecer”, enfatizou a Chefe da Vigilância Sanitária Sra. Andreia, garantindo que as ações estão sendo feitas, mas é preciso expandir, mas com a população fazendo sua parte, cuidando dos seus quintais, identificando água parada e eliminando os criadouros.
Na oportunidade o padre Celso Muiquele, pároco Paroquia São João Batista, abordou o tema da Campanha da fraternidade deste ano que é “ Casa comum, nossa responsabilidade”, esta Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma, na reunião convidou a todos para comparecer na passeata que a igreja fará no dia 12 de Março (Sábado) a partir da 10:00, que começara em frente a igreja e passara pelas ruas centrais da cidade, e que a equipe de combate ao mosquito da dengue poderia fazer-se presente ao evento, pois todos irão abordar o tema de limpeza na cidade e consequentemente o combate na proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O que ficou claro na reunião, que todos irão fazer parte desta “sala situacional”, é a construção de uma agenda periódica o mais rápido possível, devera acontecer, este foi o pedido dos profissionais da Vigilância, para que a comunidade possa aproximar da situação e proliferação do mosquito da dengue em Arapoti.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji